Seja o motor da sua transformação
Como ir com frequência à academia
Motivação

Rompa a barreira dos três meses na academia

Nunca pensei que conseguiria frequentar uma academia por mais de três meses, mas finalmente esse momento chegou. Não que tenha ocorrido um milagre ou que agora seja outra pessoa mais consciente sobre a importância de uma vida saudável. Isso sempre fui, só não gostava de fazer exercícios de forma repetitiva e em lugar fechado. Esse logro, no entanto, me fez ver o quanto é necessário criar um ambiente favorável para a realização de um projeto, e é isso o que quero compartilhar neste post.

Aula de spinning na academia

Praticidade é o segredo para manter a motivação na academia

Deixe o preconceito de lado

Acredito que a primeira postura determinante para entrar no mundo do fitness é parar de tratar a academia como um ambiente de gente viciada em malhação, linda e exibicionista.

A academia é simplesmente um lugar com profissionais do esporte, instalações apropriadas para a prática de exercícios e sócios de todos os tipos, gente como você e eu, que tem aquela uma horinha de almoço livre para se exercitar um pouco ao longo do dia.

Seja prático na sua escolha

Não tente transformar seu projeto “corpo em forma” em uma iniciativa da Nasa ao complicá-la desnecessariamente. Isso só vai fazer você adiar os exercícios ou, pior, abandoná-los. Quando pensava em fazer algum esporte, sempre escolhia algo tão diferente que seria algo impossível de colocar em prática. Por exemplo, queria fazer remo em São Paulo, isso morando na zona leste e sem carro, quando os únicos lugares onde poderia remar seriam a Raia Olímpica da USP e o Clube Esperia – os dois bastante distantes de casa e do trabalho.

Ao começar, o importante não é tanto o que você faz, mas sim fazer, adquirir esse novo hábito. Por isso, não hesite em escolher um lugar de fácil acesso, por exemplo a academia perto do trabalho ou de casa. Isso vai facilitar enormemente a sua vida, em especial naqueles dias em que você não tem a menor vontade de se mexer. Você vai ver que, nesses casos, como a academia está perto, acabará indo do mesmo jeito.

Primeiro, esforce-se para fazer o exercício físico virar rotina. Depois, vá atrás do que realmente gosta. Pode até ser que, no caminho, seus gostos mudem ou que você descubra alguma atividade mais interessante.

Não pense nos resultados

Mesmo que várias publicações especializadas prometam uma barriga tanquinho em menos de 30 dias por aí, acredito que o ideal é não pensar nos possíveis resultados que você vai obter frequentando uma academia. Isso ajuda MUITO a insistir na rotina de exercícios e na disciplina, e acaba dando resultados do mesmo jeito – só que sem ansiedade nem pressa.

Além disso, você vai curtir muito mais a malhação em si, a realização correta dos exercícios e a energia e o ânimo que a atividade física oferece.